Secretaria de Saúde de João Pessoa alerta para prevenção de ISTs durante Carnaval
As orientações reforçam o uso de preservativos nas relações sexuais
Por Gerson Souza12 FEV - 11H20
Segundo a Vigilância Epidemiológica municipal, do início de 2024 até o momento, já são registrados 196 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis na Capital paraibana. Desse número, são 57 casos de HIV/AIDS, 104 de sífilis adquirida, 19 de sífilis em gestantes e 10 de sífilis congênita (repassado da mãe para o bebê no parto). Também foram registrados seis casos de Hepatites Virais, dos tipos B e C.
As orientações, que vão para além do carnaval, reforçam o uso de preservativos nas relações sexuais, realizar exames de testagem regularmente para um diagnostico e tratamento precoce, visando diminuir cada vez mais a transmissibilidade.
Para o cuidado com as ISTs, a Rede Municipal de Saúde dispõe do serviço especializado no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que presta assistência para a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Além da realização dos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites birais, o SAE/CTA também dispõe de sala de vacina e atendimento terapêutico para pacientes que vivem com HIV/AIDS, escuta qualificada com equipe multiprofissional, atendimento médico especializado de Infectologia, Urologia e Proctologia voltados a IST, cauterização química de pequenas lesões, coleta de sangue e administração de medicamentos.
O serviço está localizado na Rua Alberto de Brito, n°411, em prédio dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. O atendimento inicial é por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h30. Para outras informações, ligar para o número 3213-7592.